História e Importância do Aço

Conheça mais sobre nossa principal matéria prima

O Aço é uma liga de ferro e carbono que surgiu com a invenção dos primeiros fornos, que permitiam corrigir as impurezas do ferro e adicionar propriedades para aprimorar sua qualidade e durabilidade.

Para conhecer a história do Aço precisamos voltar um pouco no tempo e entender um pouco a história de sua matéria originária, o Ferro. Existem evidências de que as tribos nômades nos desertos da Ásia Menor (extremo oeste da Ásia) recolhiam o ferro metálico que era encontrado em meteoritos, há cerca de 4.500 anos. Por ser um material muito difícil de conseguir, era considerado precioso e usado para a fabricação de adornos e objetos sagrados.

A grande revolução na indústria foi quando descobriu-se como produzir o aço, no ano de 1856. Pior sua maior resistência e durabilidade, passou a ser a matéria prima principal das indústrias, representando 90% de todo o metal utilizado.

POR QUE O AÇO É TÃO IMPORTANTE?

O Brasil possui o maior parque industrial da América do Sul, sendo o 9º maior produtor de aço bruto no mundo e exporta para mais de 100 países. É praticamente impossível encontrar uma indústria que não se utilize do aço em seus processos. O aço é fundamental para garantir a qualidade e segurança na construção civil, instalação de meios de comunicação, obras rodoviárias e ferroviárias, utensílios domésticos, produção de veículos, máquinas e equipamentos etc.

Além de sua importância para a economia, é importante ressaltar que o aço é um material 100% reciclável, podendo ser completamente reutilizado para a fabricação de outros produtos. O processo produtivo também evoluiu, se tornando cada vez mais sustentável com o investimento das indústrias em tecnologias limpas e participação em projetos sociais.

AÇO CARBONO E AÇO INOX: as matérias primas da Neolider

O aço carbono ​é uma liga metálica, resultante da combinação de ferro e carbono, com elevada resistência mecânica. Por ter um custo acessível e oferecer diversos tipos de aplicações e resistências, é amplamente utilizado na indústria.

O aço inox​ (ou inoxidável) é uma liga metálica composta por ferro, cromo, carbono e níquel. Possui alta resistência ao calor e à corrosão. O cromo é o elemento responsável pela resistência do aço inox ao processo de corrosão.

Fique por dentro das principais notícias do segmento e aprofunde seus conhecimentos ficando ligado no nosso blog.

Assine nossa Newsletter

4 + 13 =

Deus é fiel !

EMPRESA

Conheça a Neolider
Certificações
Consultor Neolider
Meio Ambiente
Galeria de fotos
Trabalhe conosco
Representantes

ACESSO RÁPIDO

Página Principal
Representantes
Orçamento
Imprensa/Publicidade
Contato/Localização
Mapa do site

PRODUTOS

Tubos
Conexões
Válvulas
Acessórios Industriais

Deus é fiel !

EMPRESA

Conheça a Neolider
Certificações
Consultor Neolider
Meio Ambiente
Galeria de fotos
Trabalhe conosco
Representantes

PRODUTOS

Tubos
Conexões
Válvulas
Acessórios Industriais

Copyright NEOLIDER 2019. Todos os direitos reservados.

Copyright NEOLIDER 2019. Todos os direitos reservados.