O QUE É O AÇO INOX?

Conheça mais sobre nossa principal matéria prima

O que é o aço inox? Aqui no blog já falamos em alguns textos sobre vários pontos que tornam o aço inox tão único e indispensável e vamos conhecer um pouco mais sobre esse material tão indispensável na vida cotidiana. Também conhecido como aço inoxidável, é uma liga metálica feita através da junção dos elementos químicos ferro, níquel e cromo. Esse último componente químico é o responsável por formar uma película protetora: a Camada Passiva, que juntamente com o oxigênio trabalham para tornar o material impermeável. Essa junção de fatores contribui para a resistência contra ferrugem e corrosão.  

COMO FAZER A MANUTENÇÃO DE PEÇAS EM AÇO INOX?

Uma das vantagens mais incríveis do aço inoxidável é a facilidade de limpeza e manutenção, ponto extremamente positivo tanto para a economia de tempo e de recursos financeiros. A rotina de limpeza, ainda que simples, precisa ser frequente para manter as peças esterilizadas, sem manchas e com as características originais que fazem do aço inox um poderoso aliado de vários setores da indústria como um todo. Apenas com um pano seco e sabão neutro é possível alcançar o objetivo desejado, sem necessidade de nenhum outro produto químico. Já para manutenções e remoção de algumas substâncias, seja necessário o auxilio de um polidor de metal, água morna, esponja de nylon e um pano macio, isso apenas para casos extremos.

O AÇO INOX NO PROCESSO INDUSTRIAL

Quando usado em processos industriais que se utilizem de aquecimento ou resfriamento de suas matérias primas, o aço inox não apresenta reações e nem alterações em seu estado original. Ainda assim, alguns alimentos contêm em suas composições ácidos que podem causar microscópicas fissuras dificultando, em raros casos o processo de limpeza, por essa razão, a manutenção diária é tão necessária. Essa estabilidade química quase não é encontrada em outros materiais, por isso o aço inox é tão utilizado em linhas de produção de alimentos e hospitais, por prevenir e erradicar qualquer tipo de contaminação da matéria prima. Nós da Neolider, trabalhamos com o melhor que há no mercado para levar até você qualidade e alta tecnologia. Consulte nossos representante!